Jorge Benjor

11 Dec

Sabem quem escreveu o canção ”Mas Que Nada?”

O artista que escreveu-o, se chama Jorge Ben. Era nascido em 1942 em Rio de Janeiro com Jorge Duilio Lima Menezes. Sua mãe veio de Etiópia e o filho tomou o apelido da sua mãe – Ben – como um nome de estágio.

Mais tarde em sua carreira chamou-se Jorge Ben Jor. Porquê mudou seu nome? Ninguém sabe, mas uma teoría é que ele quis evitar a confusão com o cantor americano, George Benson.

Em 1963 Jorge Ben tocou num clube pequeno. Ele tocou ”Mas Que Nada” e homens da companhia discografica Philips estavam là e ouviram a canção. Eles gostaram-la muito e proxima semana fizeram um álbum com Jorge Ben.

“Mas Que Nada” era uma batida pelo mundo inteiro mas com Sergio Mendes, não Jorge Ben.

Em 1969 Jorge Ben lançou um álbum que se-chama ”Jorge Ben”. Ele era parte do movimento tropicália. A tropicália musica é uma mistura com samba brasileira, rock e funk americanos e ritmos africanos. Otros músicos que pertencem á tropicália são o Caetano Veloso, o Gilberto Gil e Os Mutantes. Em sua guitarra podem ver o emblema do clube de Flamengo qual é o clube do futebol mais popular em Brasil. É o favorito clube do Jorge Ben também. Escreveu uma cançao que se chama “Flamengo”.

O album era um grande sucesso mas outra vez, outros tiveram as batidas. O Wilson Simonal com ”País Tropical” e o Caetano Veloso com “Charles Anjo 45”. 

Em 1976 lançou o álbum “África Brasil” com ritmos africanos. É ainda mais funky do que o álbum “Jorge Ben.” “África Brasil” há uma canção que se chama “Taj Mahal”. Rod Stewart robou a canção por ”Do you think I’m sexy?” Stewart perdeu na corte e teve que pagar muito dinhero, mas não a Jorge Ben mas a UNICEF.

Jorge Ben ainda está trabalhando, tocando pelo mundo inteiro. Este ano um album foi lançado com covers da algumas de suas melhores cançoes. Outros artistas cantam suas cançoes. Eu gusto a música do Jorge Benjor muito. É intemporal e mais funky do que nunca.

3 svar till “Jorge Benjor”

  1. jophan 11 december, 2009 den 1:26 e m #

    Jag imponeras. Talar du portugisiska?

    • johnsantikvariat 14 december, 2009 den 11:07 f m #

      Tvärtom, jag talar inte portugisiska, men jag försöker lära mig. Läser på distans på Dalarnas universitet. Det här är en läxa vi fick härförleden, att presentera en lusofon kulturföreteelse muntligt. Portugisiska är märkligt svårt i det talade språket. När jag var i Italien nyligen förstod jag mer av det snacket än vad jag begriper av portugisiska efter snart två terminer (på halvfart). Varför jag pluggar detta språk kan jag inte svara på. Det är bra att hålla hjärnan sysselsatt, Portugal är ett trevligt land, de gillar böcker. Lissabon har lätt flest antikvariat per capita av alla städer jag besökt.

  2. Ingemar 15 december, 2009 den 10:16 f m #

    brão jobbat!

Kommentera

Fyll i dina uppgifter nedan eller klicka på en ikon för att logga in:

WordPress.com-logga

Du kommenterar med ditt WordPress.com-konto. Logga ut /  Ändra )

Google-foto

Du kommenterar med ditt Google-konto. Logga ut /  Ändra )

Twitter-bild

Du kommenterar med ditt Twitter-konto. Logga ut /  Ändra )

Facebook-foto

Du kommenterar med ditt Facebook-konto. Logga ut /  Ändra )

Ansluter till %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggare gillar detta: